HIPNOTERAPIA

Talvez você já tenha ouvido falar em hipnose com certo ceticismo. Infelizmente a técnica ficou conhecida em shows sensacionalistas.

 

Esse tipo de hipnose não tem efeito terapêutico e só ajudou a criar muitos mitos e preconceitos em torno da hipnoterapia, que é bem diferente. 

 

A hipnoterapia aqui relatada é uma técnica aplicada por profissional especializado, preparado para ajudar pessoas de forma precisa e segura.

Só pra ter uma idéia, a hipnoterapia se tornou tão reconhecida no Brasil e no mundo que em 2018 o Ministério da Saúde a incluiu no SUS¹.

Neste post explicaremos tudo sobre a hipnoterapia e os reais benefícios que ela vem trazendo para as pessoas.

O que é hipnoterapia?

A hipnoterapia (ou hipnose clínica) é uma importante ferramenta terapêutica para o tratamento de diversos problemas de saúde.   

É uma ferramenta terapêutica para o tratamento de doenças e transtornos físicos, emocionais, psicológicos, além de hábitos e sentimentos indesejáveis.

Em outras palavras, é uma terapia que utiliza a hipnose para reeducar a mente subconsciente tratando emoções que armazenamos ao longo da vida e modificando padrões de comportamento que nos sabotam ou adoecem. 

Atualmente, pacientes procuram a hipnoterapia para resolver inconvenientes que vão do ranger de dentes ao nariz entupido, como mostram estudos publicados nos últimos anos.

No Brasil a hipnoterapia vem sendo cada vez mais reconhecida como uma alternativa comprovadamente eficiente com resultados significativos para tratar várias doenças, dores crônicas, fobias, vícios e muitos outros problemas de saúde.

O mais interessante é que o problema costuma ser resolvido com até 3 sessões em cerca de 90% dos casos.

É realmente animador para quem está sofrendo e ainda não conseguiu resolver o seu problema com tratamentos convencionais, que por vezes custam caro, dependem de medicamentos e demoram muito tempo para ter algum resultado.

Até mesmo doenças diagnosticadas pela medicina tradicional como sem cura, a exemplo da fibromialgia, podem ser tratadas pela hipnoterapia com resultados excelentes. 

Um caso marcante relatado pelo hipnoterapeuta e presidente da OMNI Brasil Michael Arruda em seu livro² foi o de uma jovem com tendências suicidas que não conseguia se livrar da vontade de acabar consigo mesma. Depois de recorrer a psicologia e psiquiatria, ela procurou a hipnoterapia como último recurso.

 

Em sua primeira e única sessão descobriu que havia sido abusada sexualmente aos seis anos. Tal dor era tão forte a ponto de se transformar no desejo de tirar a própria vida. Era um trauma não trabalhado e que só teve alívio quando ela se permitiu ouvir sua mente subconsciente e desbloquear o que fosse preciso.

A hipnoterapia é o caminho que nos ensina a entender como podemos assumir o controle de nossa mente e, por consequência, guiar nosso caminho para as conquistas que desejamos. É uma forma rápida e eficaz de resolver questões recorrentes da vida.

 

Ela mostra de onde vem os problemas. Ninguém tem culpa de ser preguiçoso ou de não conseguir emagrecer, há sempre alguma questão mais profunda envolvida, uma marca no subconsciente que define esse comportamento, na maioria das vezes por ele mesmo acreditar que esta é a resposta correta para defendê-lo de algum risco.

Outro exemplo muito comum é o caso daquelas pessoas que se sabotam no emprego, fazendo algo para prejudicar a si mesmas diante da possibilidade de conseguir uma promoção. Devem ter ouvido dos pais que dinheiro é sujo, que ser rico é só traz infelicidade ou que trabalhar é um sacrifício, um sofrimento.

Qualquer questão emocional ou comportamento indesejado pode ser tratado pela hipnoterapia. Ela age diretamente no subconsciente para retomarmos a direção desse centro que dita nossas atitudes perante a vida.

Todos nós temos uma história, somos feitos de memórias que guiam nossas vidas mesmo sem percebermos. Fomos programados para sermos o que somos, e isso inclui as características positivas e negativas.

Um empresário de 42 anos, separado da mulher, procurou ajuda para controlar o bruxismo. Havia três décadas que ele sofria com tiques faciais que ora desapareciam, ora se agravavam.

 

No último ano, entretanto, o paciente começou a ranger involuntariamente os dentes enquanto dormia, causando uma série de problemas na dentição, além de dores na musculatura da boca.

 

O empresário passou por uma única sessão de hipnose, quando os terapeutas ensinaram a ele a técnica conhecida como “tela de cinema”. Ele foi instruído a relaxar totalmente os músculos do corpo, até sentir como se estivesse flutuando. Depois todo pensamento, sentimento ou imagem negativa deveria ser mentalmente projetada em uma tela de cinema imaginária.

 

A ideia do tratamento era fazer com que, ao buscar o relaxamento, o empresário simplesmente virasse a tela com imagens ruins para deixá-las de lado.

 

Depois de dois meses, a tensão muscular durante o sono desapareceu. E uma revisão do caso feita cinco anos depois dessa única sessão mostrou que o empresário seguia livre do bruxismo.

 

O caso está descrito no livro Trance & Treatment: Clinical Uses of Hypnosis, publicado em 2004 pelos médicos Herbert Spiegel e David Spiegel.

O que você gostaria de mudar na sua vida? Hábito, crença, saúde? Lembre-se: você controla em torno de 5% de sua mente. Não pense que o controle de sua vida é muito diferente disso. 

 

Por que a hipnoterapia é tão eficaz?

A Hipnoterapia consegue identificar e tratar a causa dos problemas, e não apenas os sintomas.

Isso é possível porque muitos problemas que vivenciamos tem origem em emoções geradas por eventos do passado dos quais por vezes nem lembramos.

Essas emoções estão em nosso subconsciente, conduzindo nossa vida, nossos comportamentos, escolhas e decisões (seja para o bem ou para o mal), podendo também causar dores e doenças físicas em nosso organismo.

Por meio da hipnoterapia (ou hipnose clínica) é possível se comunicar diretamente com o nosso subconsciente, identificar esses eventos e ressignificar essas emoções, dando novo sentido aos acontecimentos, de forma a tratar o transtorno direto em sua origem.

O resultado tem sido o tratamento eficaz da doença e o retorno da qualidade de vida do paciente e às suas atividades normais.

Quando Suzana, de 46 anos, aceitou ser voluntária de uma pesquisa sobre dor e hipnose, estava sofrendo muito com sintomas da fibromialgia. As dores pelo corpo eram fortíssimas. Mãe de três filhos, havia dois anos que ela tinha largado o emprego de costureira por conta da síndrome, que tratava com acupuntura, exercícios na água e quiropraxia.

 

Além disso, sofria de depressão e não usava medicamentos para conter o problema. De acordo com o artigo Hipnose e dor: proposta de metodologia clínica e qualitativa de estudo, do psicólogo Maurício da Silva Neubern, da UnB, a paciente foi induzida ao estado hipnótico em cinco oportunidades. O terapeuta apostou em sugestões de anestesia e analgesia para reduzir a dor de Suzana. Falou da “sensação dos músculos relaxando” e afirmou que o “corpo sabe o que fazer”.

 

Para combater o sentimento de que a vida da paciente estava paralisada por conta da doença, o pesquisador sugeriu a ela que “nosso consciente capta apenas uma pequena parcela de nossa experiência” e que o inconsciente de Suzana “pode rever a história inteira em poucos segundos, como se fosse um filme”.

 

Os resultados foram significativos: Suzana relatou que a dor tinha sido reduzida em 90% e que pensava em retomar a profissão³.

Na grande maioria dos casos os resultados alcançados com a hipnoterapia são mais efetivos, rápidos e baratos do que com outros métodos convencionais utilizados pela medicina, que acabam custando mais caro, demoram muito tempo e deixam efeitos colaterais causados pelos remédios.

A hipnoterapia é segura?

Se a hipnose de alguma forma o assusta, saiba que não há nada a temer. Muito pelo contrário. Trata-se de um processo poderoso no sentido de reprogramar a mente, é o caminho para entendermos nossa mente. E para quem decide conhecê-la melhor e acessar de forma mais profunda tem como recompensa o controle de sua vida, a solução de muitos problemas, inclusive questões graves de saúde como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, compulsões, fobias e alergias.

É totalmente segura. As técnicas utilizadas na hipnoterapia não trazem qualquer risco ao paciente. É mito achar que o paciente pode perder a consciência, seus sentidos ou sua memória, ou ainda que o paciente pode "não voltar da hipnose". Isso não existe.

Na sessão de hipnoterapia é fundamental que o paciente se mantenha acordado, consciente e participativo o tempo todo, pois ele é o agente ativo da sessão. Não é possível realizar uma sessão de hipnoterapia com o paciente dormindo ou inconsciente.

O tratamento de doenças com a hipnoterapia ocorre de forma muito segura e tranquila, sem qualquer tipo de manipulação ou submissão do paciente com o hipnoterapeuta.

Na prática, como ocorre o tratamento com a hipnoterapia?

Semelhante a uma consulta médica ou psicológica, o paciente expõe seus problemas e o hipnoterapeuta explica como a hipnoterapia poderá ajudá-lo, esclarece todas as dúvidas sobre a sessão e deixa o paciente totalmente seguro e confortável para iniciar o tratamento.

Na prática, a sessão é conduzida por orientações dadas pelo hipnoterapeuta e seguidas pelo paciente, que a todo momento se mantém consciente e realiza as sugestões no intuito de alcançar as lembranças e emoções que tem alguma relação com a sua doença. Em nenhum momento o paciente perde o controle de seus atos ou realiza ações sem o seu consentimento.

A hipnoterapia é reconhecida pela medicina?

A  hipnose é uma terapia séria e comprovada cientificamente, reconhecida e recomendada pelos principais órgãos de saúde do Brasil e do mundo. 

No Brasil, as regulamentações da hipnose pelos Conselhos Federais de Medicina, Psicologia e Odontologia e Fisioterapia, conceituam, esclarecem, fundamentam e recomendam o uso científico das técnicas hipnoterápicas como alternativas terapêuticas e coadjuvantes aos tratamentos convencionais, disponíveis a profissionais qualificados do campo da saúde humana.

 

O Conselho Federal de Odontologia foi o primeiro órgão que reconheceu a hipnose como ferramenta clínica (1993), seguido pelos Conselho Federal de Medicina (1999), Conselho Federal de Psicologia (2000) e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais (2010).

 

“A hipnose é reconhecida como valiosa prática médica, subsidiária de diagnóstico ou de tratamento, devendo ser exercida por profissionais devidamente qualificados e sob rigorosos critérios éticos”. 

 

Este texto foi extraído de uma ementa aprovada no Plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), no dia 20 de agosto de 1999. 

Em 2018 o Ministério da Saúde finalmente incluiu a Hipnoterapia no SUS, conforme publicado em seu site: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-praticas-integrativas-no-sus

_____________________

1.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde inclui 10 novas práticas integrativas no SUS. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-praticas-integrativas-no-sus>. Acesso em fevereiro 2019. 

2. ARRUDA, Michael. Desbloqueie o poder de sua mente - 3 edição. Ed. Gente, 2018.

3. Disponível em: <http://super.abril.com.br/saude/me-curei-com-hipnose>. Acesso em fevereiro 2019.

DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE A HIPNOTERAPIA

QUANTO TEMPO DURA CADA SESSÃO E QUANTAS SESSÕES PRECISO PARA RESOLVER O MEU CASO?

Cada sessão dura em média 2 horas. O tratamento completo costuma ocorrer entre 1 e 3 sessões em mais de 90% dos casos. Isso varia de acordo com cada caso e cada pessoa. Nosso tratamento costuma ser rápido, normalmente com resultados visíveis a partir da primeira sessão. 

NÃO SEI BEM DEFINIR O QUE ME INCOMODA. SERÁ QUE SERVE PRA MIM?

Isso é bem comum. Mesmo sem ter um motivo aparente e vivam uma "vida perfeita", algumas pessoas percebem algo errado em sua vida, algo que as incomoda lá no seu interior, mas não conseguem definir bem o que seja.

 

Tudo bem se você estiver passando por isso. Vários pacientes chegam assim e durante o tratamento conseguem descobrir e tratar a causa de suas questões emocionais. Ao final, manifestam gratidão e muita felicidade por estarem livres daquilo que os incomodavam. 

 

Não precisamos "rotular" o que sentimos para que seja possível tratar e resolver. As questões emocionais das pessoas são únicas, pois somos todos diferentes uns dos outros. Cada tratamento é personalizado e definido após a nossa avaliação para resolver a necessidade específica do paciente. 

QUALQUER PESSOA PODE SE BENEFICIAR DO SEU TRATAMENTO?

Pessoas de qualquer nível social, idade, sexo ou religião podem perfeitamente serem beneficiadas pelo tratamento. As únicas restrições são para pessoas que tenham esquizofrenia, sejam portadores de transtorno borderline, autistas, surdas e mudas. 

POSSO FAZER MEU TRATAMENTO NA MINHA CASA, DE FORMA ON-LINE?

Sim. Os tratamentos podem ser realizados perfeitamente por meio da internet usando videoconferência. É simples, prático e super eficiente. Basta ter um computador ou celular conectado à internet e um fone de ouvido. Para agendar sua consulta clique aqui e fale conosco pelo WhastApp.

PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL, ONDE POSSO SER ATENDIDO(A)?

Atendemos presencialmente nos consultórios localizados nas cidades de João Pessoa/PB (Manaíra) e Brasília/DF (Park Way). Para agendar sua consulta clique aqui e fale conosco pelo WhastApp.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e esclareça!

ANDRÉIA MENDES

Hipnoterapeuta & HypnoKids®

Avançada OMNI

Atendendo on-line e presencialmente em João Pessoa/PB e Brasília/DF, Andréia vem proporcionando vida nova a crianças, jovens e adultos, tratando ansiedade, doenças, dores crônicas e distúrbios emocionais que por vezes geram limitações severas na vida das pessoas.

O índice de sucesso em seus tratamentos com até três sessões supera os 91%.

Consultórios em:

João Pessoa/PB - Shopping Liv Mall (Av. Gov. Flavio Ribeiro Coutinho, 500 - Manaíra)

Brasília/DF - Quadra 26 (Park Way)

Redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

ANDRÉIA MENDES

Hipnoterapia & HypnoKids®
Avançada OMNI

2019 © Todos os direitos reservados